terça-feira, 7 de abril de 2015

     Hoje frente uma situação ocorrida na minha sala de aula percebi que o cotidiano escolar é tempo e espaço de imprevisibilidade.
     O professor frequentemente  se encontra diante de situações comuns que alteram a dinâmica da sala de aula, interferindo no processo ensino-aprendizagem. O planejamento, vai sendo atravessado pelos fatos que se impõem ao previsto, criando novas demandas, novas possibilidades, novos obstáculos, fazendo com que o preestabelecido precise ser constantemente revisto e reorganizado.
   Desta maneira, há que se considerar a flexibilidade como uma das características de um planejamento adequado.

4 comentários:

  1. Oi Regina! Sim, concordo contigo. Também sinto em minha prática que o planejamento precisa ser muito flexível. Há a necessidade sempre de se ter planos “A”, “B”, “C”, ... para que não sejamos capturados pelo imprevisto e para que mesmo com o essa flexibilidade se consiga atingir nossos objetivos de ensino. Bom ler as tuas reflexões. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero crescer, experimentar muitas mudanças positivas na minha caminhada profissional e pessoal também...e conto com o apoio de vocês!!

      Excluir
    2. Espero crescer, experimentar muitas mudanças positivas na minha caminhada profissional e pessoal também...e conto com o apoio de vocês!!

      Excluir
  2. Oi Regina! Sim, concordo contigo. Também sinto em minha prática que o planejamento precisa ser muito flexível. Há a necessidade sempre de se ter planos “A”, “B”, “C”, ... para que não sejamos capturados pelo imprevisto e para que mesmo com o essa flexibilidade se consiga atingir nossos objetivos de ensino. Bom ler as tuas reflexões. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir