O BRINCAR NA
INFÂNCIA
Quando se é
criança brincar torna-se o seu trabalho, e essa brincadeira faz parte de sua
formação como ser humano. No início a criança usa da brincadeira para descobrir
o mundo, suas formas, seus sabores.
Com
o passar do tempo a brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia,
a criança brinca imitando aquilo que mostra ser atrativo a ela. Inicialmente a
brincadeira é um ato individual, descompromissado, até mesmo egoísta, onde ela
busca instintivamente o seu desenvolvimento pessoal. Mas com o seu
desenvolvimento a criança passa ter outras expectativas do mundo, e passa assim
a ser um ser social, ela interage com o mundo que a rodeia, e as suas
brincadeiras passam a ser expressões desse mundo, imitação de seus ídolos,
desmontar para simplesmente tentar arrumar as coisas. Mas como ser sociável,
ele passa a interagir com outras crianças, suas brincadeiras ficam cada vez
mais complexas, para interagir com o outro é necessário criar regras, métodos,
portanto desta forma, e por isso, brincar torna-se um novo meio de aprender a
conviver com uma sociedade que naturalmente necessita de regras a serem
seguidas, as brincadeiras passam a jogos complexos.
Regina. Interessante a tua reflexão. Gostei da abordagem: O trabalho da criança é o brincar. Sim, brincando eles aprendem e vão se desenvolvendo. Bom mesmo é ter a oportunidade de observar e ver esse desenvolvimento. Melhor ainda é estar estudando tudo isso e poder apurar nossa visão sobre tudo isso. Parabéns por teus estudos e tua dedicação. Continua estudando e escrevendo por aqui de forma sistemática que estou te acompanhando. Grande abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluir