domingo, 27 de março de 2016

                                O QUE É ARGUMENTAR?
 Segundo Anthony Weston
             Algumas pessoas pensam que argumentar é apenas expor os seus preconceitos de uma forma nova. É por isso que muitas pessoas pensam também que os argumentos são desagradáveis e inúteis. Argumentar pode confundir se com discutir. Neste sentido, dizemos por vezes que duas pessoas discutem, como numa espécie de luta verbal. Acontece muito. Mas não é isso o que os argumentos realmente são.
             Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista. Nem todos os pontos de vista são iguais. Algumas conclusões podem ser apoiadas com boas razões; outras, com razões piores. Mas muitas vezes não sabemos quais são as melhores conclusões. Precisamos apresentar argumentos para apoiar diferentes conclusões, e depois avaliar tais argumentos para ver se são realmente bons.
       Neste semestre estamos exercitando isto, parecia tão simples, no entanto, muitas vezes parece muito complicado, pois envolve vários fatores, tais como: pensar, refletir verdadeiramente, organizar as idéias e colocá-las no papel.
     Mas vamos conseguir!!!! Somos professoras capazes.



domingo, 20 de março de 2016

                                                 

       "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos", escreveu o educador Paulo Freire.
          Nesta primeira aula do terceiro semestre fomos levadas a repensar nossas postagens no blog. Será que realmente estão todas adequadas as necessidades do curso de Educação? São textos qualificados ou simplesmente jogamos algo no portfólio para cumprir a tarefa.
        Na verdade, percebi que como profissionais da educação precisamos observar melhor o que escrevemos e necessitamos estar abertos para o crescimento, a qualificação.
        Percebi também o quanto modifiquei minhas postagens desde o inicio do curso até aqui. Acredito que venho me qualificando a cada aula, cada leitura. Que alegria perceber isto.


domingo, 6 de março de 2016

           

                              Estou muito feliz por conseguir vencer os obstáculos.