segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mini história profissional

                                     Caminhando

              Eu  Regina, iniciei meus estudos em escola pública, porém devido a muitas greves extensas ganhei a oportunidade de estudar numa escola particular, na qual conclui meu ensino fundamental e cursei o Magistério. Esses quatro anos do curso magistério foram inesquecíveis pra mim, pois nunca quis optar por outra profissão.
              Após concluir o curso tive experiências em escola de educação infantil até realizar concurso para o Estado, ser aprovada e chamada para o inicio de uma nova caminhada, ao qual estou há quatorze anos.
               Atualmente trabalho no Colégio Estadual Engº Ildo Meneghetti situado na Restinga, zona sul de Porto Alegre e que tenho um carinho enorme por esta instituição. O nosso Projeto Político Pedagógico está passando por reformulações, pois há muito tempo não é analisado pela comunidade escolar e necessita de algumas modificações frente a novas realidades e necessidades.
        O projeto político-pedagógico (PPP) traduz em linhas gerais o processo histórico da instituição, as idéias filosóficas e as práticas pedagógicas que dimensionam suas atividades. Reflete a identidade da escola, seus objetivos, orientações, ações e formas de avaliar os processos de aprendizagens, estabelecendo metas e buscando melhorias. E  como a escola passou por momentos de crescimento nesses processos, o PPP precisa ser  revisto.
           Esse crescimento reflete positivamente no processo de ensino aprendizagem e na avaliação da prática docente, principalmente no processo de avaliação, pois  avaliação é uma atitude que permeia o cotidiano de todas as pessoas à medida que proporciona a tomada de consciência de como a trajetória pessoal ou profissional está ocorrendo e que medidas devem ser adotadas para possíveis mudanças. Sendo, portanto um processo de reflexão que induz a tomada de decisões e implementação de ações de mudanças em determinado contexto. A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de  reformulações constantes.
         A avaliação é a parte mais importante de todo o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, minha prática docente está sempre em busca do melhor caminho para tentar me aproximar o máximo possível daquilo que almejo  aos meus alunos, pois educação não é estática e sim uma roda viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário