sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

                   

                      Fotografia e Memória

À fotografia foi agregado um elevado status de credibilidade devido à possibilidade de registrar partes selecionadas do mundo “real”, da forma como “realmente” se apresentam. Assim, como a palavra fotografia5 , que do grego significa a “escrita da luz”, a palavra memória também traz consigo traços de credibilidade, por evidenciar os fatos como se parecem, por mostrar os caminhos da lembrança.
A galeria de retratos democratizou-se e cada família tem, na pessoa do seu chefe, o seu retratista. Fotografar as suas crianças é fazer-se historiógrafo da sua infância e preparar-lhes, como um legado, a imagem dos que foram... O álbum de família exprime a verdade da recordação social. Nada se parece menos com a busca artística do tempo perdido do que estas apresentações comentadas das fotografias de família, ritos de integração a que a família sujeita os seus novos membros. As imagens do passado dispostas em ordem cronológica, “ordem das estações” da memória social, evocam e transmitem a recordação dos acontecimentos que merecem ser conservados porque o grupo vê um fator de unificação nos monumentos da sua unidade passada ou, o que é equivalente, porque retém do seu passado as confirmações da sua unidade presente. É por isso que não há nada que seja mais decente, que estabeleça mais uma confiança e seja mais edificante do que um álbum de família: todas as aventuras singulares que a recordação individual encerra na particularidade de um segredo são banidas e o passado comum ou, se se quiser, o mais pequeno denominador comum do passado tem o brilho quase presunçoso de monumento funerário freqüentado assiduamente. (BOURDIEU, 1965, p.53-54)


A princípio, a memória nos parece ser individual, um fenômeno pessoal, relativamente íntimo, próprio da pessoa. Mas o sociólogo francês Maurice Halbwachs (1990) já havia dito que a memória deveria ser entendida, sobretudo, como um fenômeno coletivo e social, ou seja, como um fenômeno construído coletivamente e submetido a flutuações, mutações, transformações constantes

Também na fotografia, o espaço e o tempo cravados no recorte são elementos indissociáveis, são marcas indeléveis à sua construção e de vital importância a sua rememoração. “Tal ação ocorre num preciso lugar, numa determinada época, isto é, toda e qualquer fotografia tem sua gênese num específico espaço e tempo, suas coordenadas de situação.” (KOSSOY, 1999, p.26)

Assim como a fotografia, a memória também recria o “real”. Portanto fotografia é memória e com ela se confunde. É o que nos permite até viver.


Desde quando pequena já havia feito minha escolha- ser professora. Esta imagem retrata bem como eu fazia na minha infância, dando aula para  meus alunos imaginários.
Chegado o momento, ingressei no magistério no ano de 1990 e me formei em 1994




Foto ilustrativa, retirada da internet https://www.google.com.br/www.sibgloria.com.br  
Me formei no magistério no:
                                                    








Iniciei minhas experiências docentes numa escola de Educação Infantil chamada Creche Elsinha


Aqui, vivi grande experiências tanto profissionais quanto pessoais que carrego comigo até hoje, tais como o carinho que devemos ter por seres tão especiais que são as crianças, principalmente porque precisam ficar num local distante de suas casas enquanto seus pais trabalham. Senti o quanto é importante este trabalho, saber driblar a dor da separação entre seus pais, mesmo sendo por algumas horas e fazer estes pequenos se alegrarem pelas mínimas coisas...foi gratificante demais.

Alguns tempo depois, fiz concurso público para o cargo de professor e para minha alegria fui aprovada.
Minha primeira escola pública foi Esc. Est. Jerônimo de Ornelas no ano de 2001.
Lá pude vivenciar com meus alunos algumas experiências muito significativas com relação a aprendizagem, tais como: visita ao museu da Brigada Militar na Academia da Brigada, visita ao museu Júlio de Castilhos.
Esses projetos valeram por muitas aulas, o vivenciar de perto, fora da sala de aula foi muito produtivo.




Enfim, foram muitas atividades registradas em fotografias e que podem sim se confundir com o real.
As fotografias além de significarem lembranças, mas não são simples momentos registrados, eles vêm carregados de sentimentos. Ao mesmo tempo podem também significar objetos de manipulação para aprendizagem.
  A fotografia é tão importante para a sociedade, ela veio para mudar a histórias do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade. A foto nada mais é do que a testemunha ocular do fato, é a existência contida na imagem comprovando o que realmente ocorreu naquele instante.
Um antigo provérbio chinês já diz tudo sobre a fotografia: “Uma imagem fala mais do que mil palavras.”




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