sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

           

              O TEMPO E O ESPAÇO NA APRENDIZAGEM
                  

A imagem da escola, concebida historicamente, onde meninos e meninas de uma certa idade freqüentariam esse espaço projetado para cumprir a função de ensinar os conteúdos considerados clássicos, durante um tempo estabelecido e de uma maneira silenciosa e quase que contemplativa, não é a imagem nem a realidade que se conhece hoje. Quem trabalhou em uma escola de Ensino Fundamental ou quem lá trabalha, conhece muito bem como cada dia se configura. Tanto alunos como professores, não são apenas sujeitos contemplativos nessa instituição. É nesse dia-a-dia que os professores se deparam com muitos desafios em sua prática docente, alguns advindos de sua formação, outros administrativos, políticos, pedagógicos quanto aqueles que constituem as representações sobre o aluno e sobre a infância. Entrelaçado nestes desafios está, o fato de buscar compreender o significado da diversidade em sala de aula e de poder desenvolver um trabalho pedagógico voltado a essa questão.
Lima (1999, p.8) apresenta uma questão muito relevante sobre a aprendizagem e a relação com o tempo, quando afirma que o planejamento não deve ter apenas 1473 previsão de situações de aprendizagem, deve ter também o planejamento do tempo em que tais situações levarão para serem executadas e depois refletidas, para que o aluno possa fazer uma elaboração mental e consiga estabelecer relações, processar a informação, reformular a ação feita. Portanto refletir sobre a questão do tempo e do espaço no planejamento das atividades escolares, se traduz em um eixo muito importante para o desenvolvimento de ações que auxiliem tanto professores quanto alunos
Segundo Paulo Freire: “Há uma pedagogia indiscutível na materialidade do espaço.” ( FREIRE, 1999:49)

                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário