A importância do questionamento na sala de aula
Além disso, na concepção da educação
pela pesquisa, o aluno passa a ser o centro, o sujeito e o professor, o
orientador, e é este último quem propicia ao aluno ser o sujeito e o centro do
processo ensino-aprendizagem. O professor deixa de ser o único detentor do
conhecimento e passa a ser um pesquisador e orientador junto a seu aluno. A
educação pela pesquisa libera o aluno da passividade (DEMO, 2000a). A
intervenção direta do aluno no processo formativo favorece a construção e
inter-relação de conceitos, permitindo uma melhor conexão entre os
conhecimentos trabalhados em sala de aula e aqueles adquiridos no seu dia-a-dia
. O professor é o agente que consegue
descobrir as falhas cognitivas dos seus alunos e, para solucioná-las, promove
questionamentos. Ao mediar, o professor pode criar situações-problema,
relacionando-as com o conhecimento prévio do aluno por meio de atividades de
confrontação. Observa-se, também, que questionamentos e confrontações são aspectos
indispensáveis para motivar os alunos a engajá-los nos processos de produção de
novos conhecimentos. Ouvir o aluno constituiu-se em um exercício fundamental
para que o professor possa elaborar questionamentos adequados. Da mesma forma,
o tempo destinado para o aluno criar seus próprios questionamentos é decisivo
no processo de aprendizagem.
A
valorização das perguntas, principalmente as dos alunos, contribuem para
colocar em dúvidas as verdades, contribuindo para um ambiente de aprendizagem
real e promovendo para a interação entre os sujeitos que integram a comunidade
da sala de aula.
Quando os professores criam em sala de
aula situações que estimulem os alunos, esses passam a sentir-se motivados para
expressar seus pensamentos e buscar respostas para suas perguntas e para as do
professor. É um processo de inquietação que se inicia nos sujeitos, que sentem
a necessidade de tentar estabilizá-la por meio da pesquisa e do contato com os
seus colegas e professores. Se o professor permitir e incentivar seus alunos a
questionarem, exporem suas dúvidas e demonstrarem que elas são importantes,
construindo a aula de forma que aborde os temas e questionamentos de
curiosidade dos alunos, esses passam a sentir-se parte efetiva da aula. Partem
em busca da satisfação para as sua faltas, participando do seu aprender.
Segundo Fernandez Quanto mais intensa
for a necessidade, maior será a motivação. A motivação é consequência das
necessidades não satisfeitas. A pessoa aprende quando enfrenta em si e
reconhece uma situação de falta ou carência. Se esta problematização não
ocorre, a aprendizagem não se inicia ou, se iniciada, não se consolida
(FERNANDÉZ, 2001)
Regina,
ResponderExcluirÓtima postagem sobre a importância do questionamento na sala de aula. O questionar coloca o pensamento em movimento. Continuemos!
[]'s
Tutora Jacque