GESTÃO DEMOCRÁTICA NO
CONTEXTO ESCOLAR
Compreender a coerência dos processos da
gestão democrática é perpetrar uma análise do que historicamente foi positivo e
do que precisa ser redimensionado e refletido, visto que isso é o resultado de
um processo político pedagógico, ou seja, não é neutro, para que haja maiores
graus de autonomia e participação dos atores educativos e da comunidade local
dentro do contexto escolar.
Para tanto, é imprescindível que se
analise a instauração do processo de redemocratização do poder e como a gestão
democrática tem se intensificado, tendo em vista a participação dos segmentos
escolares nas tomadas de decisões, no exercício da autonomia e desenvolvimento
do trabalho coletivo nas instituições escolares para garantir a qualidade do
ensino.
Uma gestão democrática
traz como elemento indispensável a participação ativa da comunidade escolar no
processo de tomada de decisões, baseado na dinâmica do trabalho coletivo e
partilha de responsabilidades para exercício da autonomia escolar.
E para tentar compreender a dinâmica
desse processo, se faz necessário a realização de uma pesquisa que parte da
seguinte problematização: Como se dá a emergência do princípio de gestão
democrática na política educacional brasileira e que mudanças esse princípio
impõe para a organização da gestão da escola pública?
Além da Constituição, da LDBEN, e do
PNE, temos também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que incentiva a
participação da criança na tomada de decisões no que diz respeito à sua vida.
Vê-se que a legislação educacional
insere a Gestão Democrática nas escolas considerando a participação de todos
que compõem a comunidade escolar e comunidade local, apresenta o trabalho
coletivo e a necessidade de participação e envolvimento da comunidade na gestão
da escola.
Na verdade, a legislação torna
obrigatória para todo o sistema o que já vinha ocorrendo de forma esparsa no
país. A autonomia dos estabelecimentos de ensino foi ampliada não só em relação
a gestão como também às formas de organização escolar consolidando os
princípios da gestão democráticas nas instituições públicas de ensino.
A gestão democrática deve ser
concebida como participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar
(pais, professores, estudantes e demais funcionários) na organização, na
construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos
recursos da escola, enfim, nos processos de tomadas de decisões.
Portanto, esse tipo de gestão inclui
um ingrediente muito importante e essencial que se traduz no aumento de poder
para uma maioria que compõe a estrutura humana da escola. Trata-se da
participação com possibilidade de decidir.
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