GESTÃO DEMOCRÁTICA
A gestão democrática é entendida
como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais,
professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na
avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola,
enfim, nos processos decisórios da escola. Portanto, tendo mostrado as
semelhanças e diferenças da organização do trabalho pedagógico em relação a
outras instituições sociais, enfocamos os mecanismos pelos quais se pode
construir e consolidar um projeto de gestão democrática na escola.
Nesse sentido, está posto no Plano Nacional de
Educação que “a gestão deve estar inserida no processo de relação da instituição
educacional com a sociedade, de tal forma a possibilitar aos seus agentes a
utilização de mecanismos de construção e de conquista da qualidade social na
educação”. A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de
melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na
construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração
entre os agentes envolvidos na escola – diretor, professores, estudantes,
coordenadores, técnico-administrativos, vigias, auxiliares de serviços – no
apoio efetivo da comunidade às escolas, como participante ativa e sujeito do
processo de desenvolvimento do trabalho escolar.
A gestão democrática implica um
processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe
instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do
processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os
segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e
na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola.
Ao vislumbrar uma gestão democrática
os sujeitos devem respeitar e valorizar as novas ideias para que todos possam
sentir-se participantes do processo buscando um ensino de qualidade objetivando
a verdadeira função social da escola.
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