APRENDIZAGEM HUMANA SEGUNDO BECKER
... o processo mais fundamental
de toda conduta de aprendizagem consiste em que o sujeito aprenda a aprender
(apud Inhelder, Bovet, Sinclair, 1977, p.116).
Aprendizagem
é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência
construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente
Para Fernando Becker, é preciso que a escola
pública aprenda e mude muito. O fundamental dessa aprendizagem, disse com
exclusividade à IHU On-Line, em entrevista concedida por e-mail, é que
"não se aprende porque se repete". Em seu ponto de vista, alicerçado
nas teorias de Jean Piaget, considerado como o Einstein da Psicologia, o que
vale é o contrário: se repete porque se aprendeu. "A repetição só é
legítima quando se compreendeu um conteúdo qualquer. A escola continua
cometendo esse equívoco de achar que a repetição, por si só, produz
aprendizagem, mesmo quando se repete algo que não se compreendeu. Esse equívoco
custa muito caro, pois despende as preciosas energias dos alunos que poderiam
agir, cada vez com mais autonomia, sobre os conteúdos, potencializando sua
aprendizagem, e do professor que as despende com arroubos disciplinares -
controle de comportamento -, pois os alunos não suportam repetir o que não lhes
faz sentido". Ele continua: "A atividade da escola deve
transformar-se a partir do princípio de que o aluno é um centro de atividade, e
não um receptáculo vazio a ser preenchido de conteúdos, freqüentemente sem
sentido. Simplificando, a escola precisa transforma-se cada vez mais em
laboratório, e ser cada vez menos auditório"
O grande desafio do século XXI, pelo menos do
início deste século, é o de transformar o ensino na medida do processo de
aprendizagem, e esta na medida do processo de desenvolvimento do conhecimento
humano. A atividade da escola deve transformar-se a partir do princípio de que
o aluno é um centro de atividade, e não um receptáculo vazio a ser preenchido
de conteúdos, freqüentemente sem sentido. Simplificando, a escola precisa
transforma-se cada vez mais em laboratório, e ser cada vez menos auditório. Os
agentes dessa transformação são, em primeiríssimo lugar, os professores. Isso
demanda uma formação docente de grande envergadura. O professor precisa
aprender a ensinar pela atividade do aluno. O aluno que não age sobre um
conteúdo qualquer, não consegue aprender esse conteúdo, muito menos transformar
sua capacidade de aprendizagem, ampliando-a. Isto é, uma escola ativa não só
ajuda o aluno a aprender, mas a se desenvolver, isto é, a aumentar sua
capacidade de aprender; ou, como lembra Piaget, a aprender a aprender. Aliás,
Piaget tem muito a dizer para esse processo de formação docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário