REVISITANDO POSTAGEM B
“Compete à escola conduzir os seus educandos à reflexão
sobre a importância de ser um sujeito ativo do processo produtivo e, ao mesmo
tempo, um cidadão do mundo, preocupado em promover o bem-estar social, sendo
capaz de transformar, por intermédio do conhecimento, a desumanização atual em
uma sociedade mais ética, justa e fraterna.”
# Revendo esta
postagem vejo o quanto aprendi nesta caminhada no curso, pois tenho certeza de
que muitas coisas se modificaram na minha prática pedagógica com as leituras disponibilizadas
e com os debates oportunizados nas interdisciplinas.
Segundo Karnal, sobre o Futuro da escola “ Ela não morreu e não morrerá. Em um mundo que buscará
mais a inteligência do que o capital ou a força física, o futuro de quem ajuda
a pensar é brilhante. O papel da educação tenderá a crescer, porém distante dos
padrões atuais. Criatividade, metodologia de argumentação, expressão oral e
escrita, raciocínios ponderados e capacidade crítica pavimentam a estrada do
futuro. A velha escola morrerá sem muita vela ou flor. A nova será construída
pelo nosso esforço de educadores, diretores, coordenadores, alunos e pais. Há
um caminho aberto para a escola de amanhã. Tudo pode e deve ser repensado. Boa
semana para quem educa e para quem aprende a aprender.”
Na compreensão da História como
possibilidade, é preciso que nós construamos o amanhã a partir da transformação
do hoje; é preciso reinventar o mundo. Nessa tarefa a educação é indispensável
para formar homens e mulheres que respondam rapidamente às exigências do mundo
atual, desenvolvendo capacidades de constatar, comparar, optar e agir. Na
educação democrática, é fundamental que professores e alunos tenham uma postura
dialógica, isto é, aberta, curiosa, investigativa.
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