BRINCAR SEGUNDO PIAGET
Pensar
na importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo da criança na
infância é uma reflexão construtiva no âmbito social e educacional, pois
ultimamente as crianças não brincam tanto como antigamente.
Piaget
(1982) explica que o indivíduo desde o nascimento constrói o seu conhecimento.
O
Referencial Curricular da Educação Infantil especifica vários aspectos, dentre
eles, o do brincar:
A
qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da
cidadania, respeitando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e
cognitivas das crianças de zero a seis anos, devem estar embasadas nos
seguintes princípios: O respeito à dignidade e aos direitos das crianças,
consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais,
étnicas, religiosas, etc.; O direito das crianças a brincar, como forma particular
de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; O acesso das
crianças aos bens sócio culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das
capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação, ao pensamento, à
ética e à ciência. A socialização das crianças por meio de sua participação e
inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie
alguma; O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao
desenvolvimento de sua identidade. (BRASIL, 1998, p.23).
O brincar é o momento
mais significativo para a criança que contribui totalmente para a aprendizagem.
https://reginaagra.blogspot.com/2018/06/o-brincar-segundo-piaget-os-jogos-sao.html
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