PLANO
DE AÇÃO
A dinâmica do
processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na
escola, solicita que o professor
incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de
textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que
ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de
ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do
conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do
professor neste processo dos projetos de aprendizagem, requer dele, então uma ampla
e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo
didático.
Propiciando o
desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente
desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da
qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de
orientar e avaliar todas as atividades , dinamizando, facilitando a aproximação
do aluno com inúmeros meios de aprendizagem.
Promover
no ambiente escolar momento que possibilitem aos alunos, avaliar e repensar sua
aprendizagem, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino
aprendizagem.
Temos
encontrado que esta inversão de papéis pode ser muito significativa.
Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita
pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões
que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus
interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a
competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular
com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as
direções de sua atividade.
A situação
de projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de
cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a
prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado. A
proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a
própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e
simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas
certezas. Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que
suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Ao mesmo
tempo, este processo compreende o desenvolvimento continuado de novas
competências em níveis mais avançados, seja do quadro conceitual do sujeito, de
seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de valores e de suas condições de
tomada de consciência.
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