sábado, 1 de julho de 2017

                     SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: UMA            REFLEXÃO CRÍTICA

      O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) é uma política pública instituída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2012, para construir diagnósticos qualitativos na Rede Estadual de Ensino a fim de aperfeiçoar a gestão educacional e o controle público, incidindo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem com vistas a alcançar uma educação de qualidade com cidadania (SEDUC, 2012). A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC e tem como público alvo ela mesma, as Coordenadorias Regionais de Educação - CRE e as Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul. Através da análise feita com os indivíduos envolvidos no processo a ideia inicial é chegar a uma leitura sociológica da localidade em uma análise microssociológica da escola, Coordenadoria e SEDUC (SEDUC, 2012), já que os conhecedores da realidade são os sujeitos do contexto.
      As DIMENSÕES revelam todas as condições sob as quais funciona um nível institucional, seja ela a escola, a Coordenadoria ou a SEDUC. São elas:
Dimensão 1 - Gestão Institucional;
Dimensão 2 - Espaço Físico da Instituição;
Dimensão 3 - Organização e Ambiente de Trabalho;
Dimensão 4 - Condições de Acesso, Permanência e Sucesso na Escola;
Dimensão 5 - Formação dos Profissionais da Educação;
Dimensão 6 - Práticas Pedagógicas e de Avaliação.

         A intenção é possibilitar que a comunidade escolar, as coordenadorias regionais e a Seduc façam um momento de reflexão sobre as suas praticas.

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