SISTEMA ESTADUAL DE
AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: UMA REFLEXÃO
CRÍTICA
O Sistema Estadual de Avaliação
Participativa (SEAP) é uma política pública instituída pelo Governo do Estado
do Rio Grande do Sul, em 2012, para construir diagnósticos qualitativos na Rede
Estadual de Ensino a fim de aperfeiçoar a gestão educacional e o controle
público, incidindo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem com vistas a
alcançar uma educação de qualidade com cidadania (SEDUC, 2012). A coordenação
está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC e tem
como público alvo ela mesma, as Coordenadorias Regionais de Educação - CRE e as
Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul. Através da análise feita com
os indivíduos envolvidos no processo a ideia inicial é chegar a uma leitura
sociológica da localidade em uma análise microssociológica da escola,
Coordenadoria e SEDUC (SEDUC, 2012), já que os conhecedores da realidade são os
sujeitos do contexto.
As DIMENSÕES revelam todas as condições sob as
quais funciona um nível institucional, seja ela a escola, a Coordenadoria ou a
SEDUC. São elas:
Dimensão
1 - Gestão Institucional;
Dimensão
2 - Espaço Físico da Instituição;
Dimensão
3 - Organização e Ambiente de Trabalho;
Dimensão
4 - Condições de Acesso, Permanência e Sucesso na Escola;
Dimensão
5 - Formação dos Profissionais da Educação;
Dimensão
6 - Práticas Pedagógicas e de Avaliação.
A intenção é possibilitar que a
comunidade escolar, as coordenadorias regionais e a Seduc façam um momento de
reflexão sobre as suas praticas.
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