TEMAS GERADORES
Vê-se
assim que a busca do conhecimento que se reduz à pura relação sujeito
cognoscente - objeto cognoscível, rompendo a ‘estrutura dialógica’ do
conhecimento, está equivocada, por maior que seja a sua tradição. Equivocada
também está a concepção segundo a qual o quefazer educativo é um ato de
transmissão ou de extensão sistemática de um saber (FREIRE, 1992, p.68).
É através dessas concepções
e práticas bancárias que se reproduz o disciplinamento do conhecimento. São
práticas que requerem a conservação das “verdades” e não a produção de novas
verdades, o controle da reflexão crítica pela censura e/ou desmobilização do
questionamento problematizador, dialético e dialógico.
Na forma tradicional de
reproduzir os conhecimentos válidos e arquivá-los para transmitir às novas
gerações, ocorre a morte do verdadeiro saber e do próprio sentido da busca
curiosa da consciência intencional do ser mais, que é intrínseca à natureza
humana.
os
grandes arquivados são os homens(...) porque, fora da busca, fora da práxis, os
homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam na medida em que, nessa
distorcida visão de educação, não há criatividade, não há transformação, não há
saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta,
impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os
outros. (FREIRE, 1993, p.58).
Freire propõe o Tema Gerador
como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do
saber decorrente do paradigma científico moderno que, por causa da
verticalização do saber, produziu uma ciência necrófila, sem vida e distante
das demandas existenciais da humanidade
. Enquanto
na concepção ‘bancária’(...) o educador vai ‘enchendo’ os educandos de falso
saber, que são os conteúdos impostos; na prática problematizadora, vão os
educandos desenvolvendo o seu poder de captação e de compreensão do mundo que
lhes aparece, em suas relações com eles não mais como uma realidade estática,
mas como uma realidade em transformação, em processo (FREIRE, 1993, p. 71).
O tema gerador impulsiona a
troca de saber através do dialogo que respeita as diferenças de cada sujeito em
suas visões de mundo próprias. Freire vem trazer a educação a abertura de novas
portas, através da dialogicidade, da consciência crítica, do posicionamente
frente as problemáticas da vida moderna.
O fundamento radicalmente
novo da pedagogia freireana em seu âmbito epistemológico é a visão dialetizante
do processo de construção do conhecimento. Seu ponto de partida é que todo e
qualquer ser humano é detentor de conhecimentos significativos, não importa sua
idade, meio social, grau de escolaridade, posição político-econômica, ou outras
diferenças reais. O conhecimento consiste no conjunto de saberes que formam a
visão de mundo de cada sujeito cognoscente. Mas essa visão de mundo não se
constitui de modo solipsista e nem pode ser entendida de forma estática, fixa,
ou sem contradições.
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REFERÊNCIAS
- ZITKOSK, Jaime José/ Raquel karpinski Lemes =O Tema
Gerador Segundo Freire: base para a interdisciplinaridade
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