segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

                            FATORES QUE INTERFEREM NA ALFABETIZAÇÃO

        É importante registrar que a criança, no transcurso do dia-a-dia, vivencia usos de escrita, percebendo que se escreve para comunicar alguma coisa, para auxiliar a memória, para registrar informações. E que da mesma forma recorremos à escrita, através da leitura, para, também, obter-se informações, e buscar entretenimento. É hora, então, de a escola parar de simplesmente ensinar a escrita, para dar espaço a uma escrita dinâmica, explorando as idéias, as emoções, as inquietações, escrevendo e deixando escrever. (Kramer, 2000).
       Conseqüentemente, a escola precisa pensar a alfabetização como processo dinâmico, como construção social, fundada nos diferentes modos de participação das crianças nas práticas culturais de uso da escrita, transcendendo a visão linear, fragmentada e descontextualizante presente nas salas de aula onde se ensina/aprende a ler e a escrever.

       Após a leitura dos textos indicados nas interdisciplinas, percebo que há muito já foi feito por uma nova forma de alfabetizar, no entanto, ainda precisamos ir mais além...e colocar em prática todas as nossas aprendizagens durante este curso. A partir dessa mudança poderemos refletir, verificar, concluir se estamos contribuindo efetivamente para o bem maior na educação.

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