FATORES QUE INTERFEREM NA ALFABETIZAÇÃO
É importante registrar que a criança,
no transcurso do dia-a-dia, vivencia usos de escrita, percebendo que se escreve
para comunicar alguma coisa, para auxiliar a memória, para registrar
informações. E que da mesma forma recorremos à escrita, através da leitura,
para, também, obter-se informações, e buscar entretenimento. É hora, então, de
a escola parar de simplesmente ensinar a escrita, para dar espaço a uma escrita
dinâmica, explorando as idéias, as emoções, as inquietações, escrevendo e
deixando escrever. (Kramer, 2000).
Conseqüentemente, a escola precisa
pensar a alfabetização como processo dinâmico, como construção social, fundada
nos diferentes modos de participação das crianças nas práticas culturais de uso
da escrita, transcendendo a visão linear, fragmentada e descontextualizante
presente nas salas de aula onde se ensina/aprende a ler e a escrever.
Após a leitura dos textos indicados nas
interdisciplinas, percebo que há muito já foi feito por uma nova forma de
alfabetizar, no entanto, ainda precisamos ir mais além...e colocar em prática
todas as nossas aprendizagens durante este curso. A partir dessa mudança
poderemos refletir, verificar, concluir se estamos contribuindo efetivamente
para o bem maior na educação.
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