REFLETINDO/ALFABETIZAÇÃO
A educação em plena era digital vem
enfrentando muitos desafios acerca da alfabetização . E um dos gargalos na
educação é o analfabetismo que ainda está num índice muito elevado no
país.
Mediante a análise das teorias de
Piaget, Vygotsky e Ferreiro e suas contribuições à alfabetização e os estudos
feitos, pode-se pensar nos fatores que interferem no processo de alfabetização
e redefinir a posição da escola neste novo cenário de mudanças aceleradas e
desordenadas da sociedade contemporânea. E é ai que entra o letramento como uma
proposta de superar os vários fracassos, usando os termos como alfabetizar –
letrando, apontados como o caminho para superação dos problemas enfrentados
nesta etapa de escolarização. Diante de tudo que foi há alguns educadores que
ainda só alfabetizam através dos sistemas de codificar e decodificar os
símbolos gráficos.
A
alfabetização é um campo aberto, no qual o conflito entre teorias é fundamental
para o progresso do conhecimento. Mas é importante levar em conta a compreensão
sobre as visões de mundo, de homem e de sociedade que as sustentam para que o
professor possa decidir de um modo mais crítico e consciente, sobre os quais,
os ajudarão a concretizar os fins de uma educação formada da cidadania de nossos
aprendizes.
As
investigações de Ferreiro demonstram que, questão crucial da alfabetização é de
natureza conceitual e não perceptual. Ela mudou radicalmente as concepções
sobre a origem dos estudos da aquisição da leitura e da escrita. Ferreiro
introduziu uma nova didática da língua, onde a alfabetização é uma construção
do conhecimento não um lugar de acumulo de informações sem significado para a
criança.
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