A PEDAGOGIA TAYLORISTA-FORDISTA
**durante o
paradigma taylorista-fordista foi desenvolvida uma pedagogia, orgânica às
formas de divisão social e técnica do trabalho e da sociedade. Essa pedagogia
tinha por finalidade atender às demandas de educação de trabalhadores e
dirigentes a partir de uma clara definição de fronteiras entre as ações
intelectuais e instrumentais, em decorrência de relações de classe bem
demarcadas que determinavam o lugar e as atribuições de cada um.
•
**A realidade do
fordismo demandava uma pedagogia que priorizava modos de fazer e o
disciplinamento, sem se comprometer com o estabelecimento de uma relação mais
profunda entre o trabalhador e o conhecimento, capaz de propiciar que ele
dominasse intelectualmente as práticas sociais e produtivas. Com a separação
entre concepção e execução dos processos de trabalho, cabia aos trabalhadores a
execução de parcelas fragmentadas. Não era necessário compreendê-lo como um
todo. O domínio das funções intelectuais ficava restrito aos dirigentes.
**Assim, do paradigma taylorista / fordista
decorrem várias modalidades de fragmentação do trabalho pedagógico, escolar e
não-escolar: a) a dualidade estrutural, a partir da qual se definem tipos
diferentes de escola, segundo a origem de classe e o papel a elas destinado na
divisão social e técnica do trabalho; b) a fragmentação curricular, que divide
o conhecimento em áreas e disciplinas, trabalhadas de forma isolada, que passam
a ser tratadas como se fossem autônomas entre si e desvinculadas da prática
social concreta, c) a separação da formação intelectual da formação prática,
supondo- se que a teoria é separada da prática.
**A expressão desta fragmentação é a grade
curricular, que distribui as diferentes disciplinas com suas cargas horárias
por séries e turmas de forma aleatória, ficando por conta do aluno a
reconstituição das relações que se estabelecem entre os diversos conteúdos
disciplinares; as estratégias de formação de professores, que promovem
capacitação parcelarizada, por temas e disciplinas, agrupando os profissionais
por especialidade, de modo a nunca discutir o trabalho pedagógico em sua
totalidade.
**A pedagogia taylorista-fordista, em
decorrência, propõe conteúdos que, fragmentados, organizam-se em seqüências
rígidas, tendo por meta a uniformidade de respostas para procedimentos
padronizados, separa os tempos de aprender teoricamente e de repetir
procedimentos práticos, além de exercer um controle externo sobre o aluno.
**A pedagogia taylorista-fordista foi, ao longo
dos anos, orgânica às demandas de uma sociedade cujo modo de produção estava
pautado em uma divisão entre as tarefas intelectuais (dirigentes) e as
operacionais (trabalhadores). Assim, era uma proposta pedagógica a serviço da
dualidade estrutural, a partir da qual se definem tipos diferentes de escola,
segundo a origem de classe e o papel a elas destinado na divisão social e
técnica do trabalho.
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