#MAQUINARIA
ESCOLAR( JÚLIA VARELA)
# “A
universalidade e a pretendida eternidade da
Escola são pouco mais do que uma ilusão. Os poderosos buscam em épocas remotas
e em civilizações prestigiosas - especialmente na Grécia e na Roma clássicas -
a origem das novas instituições que constituem os pilares de sua posição
socialmente hegemônica “
#aparecimento
da chamada escola nacional:
1. a definição de um estatuto da infância.
2. a emergência de um espaço específico destinado à
educação das crianças.
3. o aparecimento de um corpo de especialistas da
infância dotados de tecnologias específicas e de "elaborados" códigos
teóricos.
4. a destruição de outros modos de educação.
5. a
institucionalização propriamente dita da escola: a imposição da obrigatoriedade
escolar decretada pelos poderes públicos e sancionada
#”Assim
como a escola, a criança, tal como a percebemos atualmente, não é eterna nem
natural; é uma instituição social de aparição recente ligada a práticas
familiares, modos de educação e, conseqüentemente, a classes sociais.”
#a
infância foi construída e forjada socialmente inicialmente pelos moralistas e
homens da igreja. Surge ai o ensino religioso, que nada mais é um mecanismo
desenvolvido pela igreja para conservação de seus padrões morais e autoridade
eclesiástica, em uma época em que eram questionados.
#a educação, na verdade, nesta época era
utilizada para exercer domininio
# os filhos dos pobres seriam alvos da
caridade cristã, instruídos para serem bons cristãos e bons trabalhadores
submissos a seus mestres
#a instituição escola precisou enfrentar
outras formas e socialização
#a escola seria uma instituição encarregada
de controlar a massa, adestrando-a, moldando-a aos interesses da burguesia em
ascendência
# a escola era ordenada, regulamentada,
impunha aos escolares os preceitos burgueses
#o poder da escola era para estar nas mãos do
estado. O professor, nesse momento, deveria ser então, um representante deste,
um funcionário público...deveria promover o individualismo e a concorrência em
sala de aula
#A posição social do professor, as
características institucionais da escola obrigatória, os interesses do Estado,
os métodos e técnicas de transmissão do saber e o próprio saber escolar
contribuem para modelar um novo tipo de indivíduo, desclassificado em parte,
dividido, individualizado, um sujeito "esquizóide",
#a escola, ao impor as suas formas de
socialização e aprendizagem, produziu os estereótipos necessários à
desvalorização do conhecimento e cultura populares. Uma forma de preparo para o
trabalho.
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