“Se a concepção de formação não é
neutra, característica de todo ato humano, é preciso analisá-la numa
perspectiva que se afaste da concepção meramente técnica. Inclusive, é
importante lembrar, que a pesquisa sobre formação de professores pressupõe a
não neutralidade. Gauthier (1999) lembra, com propriedade, que cada dispositivo
do olhar e da observação modifica o objeto de estudo... por isso, nunca
estudamos um objeto neutro, mas sempre um objeto implicado, caracterizado pela
teoria e pelo dispositivo que permite vê-lo, observá-lo e conhecê-lo (p. 24)”
Frente a esta colocação, acredito
que realmente cada dispositivo do olhar humano, cada observação realizada será
diferente, pois cada indivíduo é único em seus pensamentos e posicionamentos.
Na educação isto se evidencia claramente, pois somos seres ativos e em constantes
mudanças tanto interiores quanto do meio em que estamos inseridos.
“Tratar
a inovação como ruptura paradigmática é dar-lhe uma dimensão emancipatória.
Nela não há a perspectiva de negação da história, mas sim a tentativa de partir
desta para fazer avançar o processo de mudança, assumindo a fluidez das
fronteiras que se estabelecem entre os paradigmas em competição. Para Santos,
esses podem se tornar líquidos e navegáveis, numa cabotagem que resignifica
subjetividades e, por essa razão, altera experiências.”
Toda
inovação é sinônimo de medo, principalmente no que se refere a educação e ainda
mais na Universidade, um local onde se dá a formação de futuros profissionais
que de certa forma regerão vidas, terão grande influência na sociedade e em
cima disto discorre as politicas públicas que querendo ou não obedecem a certos
interesses de classes.
Como
afirma Seixas (2001),
a ideologia
tecnocrática constituiu a base das ideologias educativas modernas na maioria
dos países, acentuando a importância da educação para a competitividade
econômica nacional num mercado cada vez mais global, criando uma nova ortodoxia
educativa (p. 209).
Referências
Bibliográficas
Beatriz Boéssio Atrib
Zanchet – UFPel,Maria Isabel da Cunha – UNISINOS- POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR E INOVAÇÕES EDUCATIVAS NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA
CUNHA,
Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a
reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII
Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais,
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro
de 2004.
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