#MODELOS
PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS (FERNANDO
BECKER)
A)PEDAGOGIA DIRETIVA- alunos
enfileirados, deve haver silêncio, professor fala e aluno escuta ,professor
decide e o aluno executa, professor ensina e aluno aprende,professor acredita
na transmissão do conhecimento,do conhecimento quanto forma e estrutura, não só
enquanto conteúdo. Aluno é uma tábula rasa e o conhecimento vem do meio físico
e ou social. Empirismo= o aluno é uma folha em branco e o todo seu conhecimento
vem do meio físico e social, o professor acredita que seu aluno não sabe nada e
que ele tem que ensinar tudo.Reprodução do autoritarismo, da coação,do
silêncio, S O....o ensino e a
aprendizagem são polis dicotômicos: o professor não aprende e o aluno não
ensina.
#PEDAGOGIA NÃO DIRETIVA- o professor é
um auxiliar do aluno,o aluno já traz o saber que ele precisa,professor deve
interferir o mínimo possível, qualquer atitude do aluno é boa,
instrutiva,regime laissez-faire: deixa fazer que ele encontrará o seu caminho.
Professor não diretivo acredita que o aluno aprende sozinho, no máximo auxiliar.
Apriorismo =S O ....acredita que o ser humano nasce com o
conhecimento já programado na sua herança genética, está tudo programado e a
interferência do meio deve ser o mínimo possível. Ensino e aprendizagem não conseguem fecundar-se
mutuamente: a
aprendizagem por julgar-se
auto-suficiente e o ensino por ser proibido de interferir.
#PEDAGOGIA RELACIONAL- professor
acredita que o aluno aprende se agir e problematizar a sua ação...reflexão...acredita
que tudo que o aluno construiu até hoje serve de patamar para continuar a
construir e que se abrirá uma nova porta para o conhecimento. Professor e aluno
determinam-se mutuamente. S O O sujeito constrói (construtivismo) seu conhecimento em duas dimensões complementares,
como conteúdo e como forma ou estrutura; como conteúdo ou como condição prévia
de assimilação de qualquer conteúdo. Para
Freire, o professor, além de ensinar, passa a aprender; e o aluno, além de aprender,
passa a ensinar. Nesta relação, professor e alunos avançam no tempo. As
relações de sala de aula, de cristalizadas - com toda a dose de monotonia que
as caracteriza - passam a ser fluídas. O professor construirá, a cada dia, a
sua docência dinamizando seu processo de aprender Os alunos construirão, a cada
dia, a sua discência, ensinando, aos colegas e ao professor, novas coisas.
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