. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA
Brito (2003) alega que a criança se envolve com a música ainda quando está em
na fase intrauterina e que o processo de musicalização dos bebes começa por
meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano. A criança pesquisa
materiais sonoros descobre instrumentos, inventa e imita melodias.
Para
Piaget, a aprendizagem se dá através da experiência do sujeito em contato com o
objeto, a partir daí ele adquire novas ações e operações mentais que,
acumuladas constroem uma função cognitiva própria e individual, o conhecimento
adquirido a partir da experiência não é apenas mera repetição da realidade
trata se de uma organização ativa, cumulativa e evolutiva.
A
música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor
despertando a criatividade, pois a música por si só contribui para o pensamento
criativo. Cada criança ao escutar uma melodia, interpreta-a de forma única e
pessoal. É uma leitura interna de algo que está vindo de fora. Além da forma de
internalização, inversamente, a música fornece, também subsidio para externalizar
sentimentos, Sendo assim, a música é uma arte que pode atingir de forma a
integrar o ser humano. Percebendo a espontaneidade da criança em cantar e
dançar, confirma-se o importante papel que elas exercem no desenvolvimento
integral da criança e em seu pensamento criativo.
Segundo
Vygotsky (1979) é a imaginação em ação ou o brincar é que permite à criança ir
além da percepção afetivo-motora para criar a representação do mundo. Segundo
Piaget (1978), precisa-se cuidar de não impor uma adaptação das crianças ao
mundo dos adultos com punições e castigos. Os adultos precisam possibilitá-las
o equilíbrio entre a imitação e a transformação do real pela brincadeira
cantada, construindo a inteligência.
Para
Piaget (1978, p.15) “aprendizagem é um processo normal, harmônico e
progressivo, de exploração, descoberta e reorganização mental, em busca de
equilibração da personalidade”.
Com
base nestas citações, concluo que é de extrema importância nossa posição neste
processo de aquisição da fala de nossas crianças, que da mesma forma que deve
ser prazerosa as descobertas, também devemos estar atentos a todo este
processo, estimulando, proporcionando momentos de aprendizagens, de aquisições
de um novo mundo para a criança.
REFEÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
A
CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ana
Claudia de Freitas1 Ana Tânia Lana Kevne de Souza Nunes Maryelen Fernanda de
Paula Poliana Emília Fraga Vineusa Lopes de Souza Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera
Lúcia Lins Sant’Anna2
A
MÚSICA E SUAS POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO APRIMORAMENTO
DO CÓDIGO LINGUÍSTICO Raquel Santos Góes
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