ESCOLA NOVA
CENTRO DE INTERESSES
Decroly
elaborou a idéia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de
idéias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas,
psicológicas e sociais do aluno. Para Decroly, existiriam 6 centros de
interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em
disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e
o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo
geográfico; f) a criança e o universo.
O
conceito de interesse é fundamental no pensamento de Decroly. Segundo ele, a
necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento. Fortemente
influenciado pelas idéias sobre a natureza intrínseca do ser humano
preconizadas por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Decroly atribuía às
necessidades básicas a determinação da vida intelectual. Para ele, as quatro
necessidades humanas principais são comer, abrigar-se, defender-se e produzir.
A trajetória intelectual e profissional de Decroly se assemelha à da contemporânea Maria Montessori (1870-1952). Como a italiana, o educador belga se formou em medicina. Encaminhando-se para a neurologia, também como ela trabalhou com deficientes mentais, criou métodos baseados na observação e aplicouos à educação de crianças consideradas "normais". Ambos acreditavam que o ensino deveria se aproveitar das aptidões naturais de cada faixa etária.
A trajetória intelectual e profissional de Decroly se assemelha à da contemporânea Maria Montessori (1870-1952). Como a italiana, o educador belga se formou em medicina. Encaminhando-se para a neurologia, também como ela trabalhou com deficientes mentais, criou métodos baseados na observação e aplicouos à educação de crianças consideradas "normais". Ambos acreditavam que o ensino deveria se aproveitar das aptidões naturais de cada faixa etária.
Mas,
ao contrário de Montessori, cujo método previa o atendimento individual na sala
de aula, Decroly preferia o trabalho em grupos, uma vez que a escola, para ele,
deveria preparar para o convívio em sociedade.
A
marca principal da escola decroliana são os centros de interesse, nos quais os
alunos escolhem o que querem aprender. São eles também que constroem o próprio
currículo, segundo sua curiosidade e sem a separação tradicional entre as
disciplinas.
REFERÊNCIA
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3815154060465180718#editor/target=post;postID=1363262982465290926
Nenhum comentário:
Postar um comentário