Como as ciências da natureza
podem auxiliar na construção de ideias cada vez mais complexas de mundo?
A criança, desde as Séries Iniciais de
escolaridade, é cidadã que se constrói através de inúmeros atos interativos com
os outros e com o meio em que vive. Ela é sujeito de seus conhecimentos. “O
propósito mais geral do ensino das Ciências deverá ser incentivar a emergência
de uma cidadania esclarecida, capaz de usar os recursos intelectuais da Ciência
para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do Homem como ser humano”.
(CARMO, 1991, p. 146).
FRACALANZA; AMARAL & GOUVEIA (1986)
afirmam também que o ensino de Ciências, além dos conhecimentos, experiências e
habilidades inerentes a esta matéria, deve desenvolver o pensamento lógico e a
vivência de momentos de investigação, convergindo para o desenvolvimento das
capacidades de observação, reflexão, criação, discriminação de valores,
julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão, ação, entendidos como
sendo objetivos do processo educativo. Estas habilidades descritas são
instrumentos de suma importância para a vida do educando, pois, em muitas
situações de sua existência, estas habilidades estarão presentes e, é em nível
elementar que estas habilidades podem ser iniciadas, permitindo ao aluno
discutir e analisar o conhecimento que está sendo construído.
A disciplina de ciências nas séries
iniciais pode ser muito mais explorada pelos professores. Percebemos que esse
estudo, ainda é deixado de lado, dando prioridades às matérias mais básicas, e
que, supostamente, os alunos irão necessitar ter mais conhecimento. A matéria
de ciências é muito intrigante, estimuladora, inovadora e atrativa aos olhos
das crianças, pois qual criança não se interessa pela natureza, pelas novas
descobertas, experimentos, enfim, o professor pode usar de muitos artifícios
para conquistar seu aluno, podendo trabalhar ao mesmo tempo, várias outras
disciplina
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