segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

                                               

                                                 ESPAÇO E FORMA

         O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos.
         Esse espaço percebido pela criança-espaço perceptivo- possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo.
        A escola é o local propício para que a criança desenvolva essa capacidade de visualização espacial e de estabelecimento e comunicação de relações espaciais entre os objetos.
      É importante que a criança vivencie diversas situações relacionadas com a localização espacial e organização corporal, sempre acompanhados de verbalização ou representação gráfica.


          Sendo assim, procuro desenvolver com meus alunos estas temáticas com situações do cotidiano, muitas vezes despercebidos aos olhos dos alunos, como por exemplo:
           # fulano hoje você vai sentar perto da porta, ou atrás do...., na frente da....
           #  desenhar uma planta da sala de aula, ao entrarem deverão verificar na planta em que lugar devera sentar neste dia
           #na fila para deslocamento pelas dependências da escola, solicitar aos alunos que está a sua direita, a esquerda, atrás e na frente
          #no pátio muitas brincadeiras com o corpo
          # jogos com blocos lógicos, tangram
          # histórias em quadrinhos
      Enfim, ler estes textos só vem confirmar que estou no caminho certo. Que devo intensificar minhas atividades e continuar modificando minha prática pedagógica para atingir com êxito aos objetivos propostos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário