ESPAÇO E FORMA
O espaço
se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas
primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos.
Esse
espaço percebido pela criança-espaço perceptivo- possibilitará a ela, mais adiante,
a construção de um espaço representativo.
A escola é
o local propício para que a criança desenvolva essa capacidade de visualização
espacial e de estabelecimento e comunicação de relações espaciais entre os
objetos.
É importante
que a criança vivencie diversas situações relacionadas com a localização
espacial e organização corporal, sempre acompanhados de verbalização ou
representação gráfica.
Sendo
assim, procuro desenvolver com meus alunos estas temáticas com situações do
cotidiano, muitas vezes despercebidos aos olhos dos alunos, como por exemplo:
# fulano
hoje você vai sentar perto da porta, ou atrás do...., na frente da....
# desenhar uma planta da sala de aula, ao
entrarem deverão verificar na planta em que lugar devera sentar neste dia
#na fila
para deslocamento pelas dependências da escola, solicitar aos alunos que está a
sua direita, a esquerda, atrás e na frente
#no pátio
muitas brincadeiras com o corpo
# jogos com
blocos lógicos, tangram
# histórias
em quadrinhos
Enfim, ler
estes textos só vem confirmar que estou no caminho certo. Que devo intensificar
minhas atividades e continuar modificando minha prática pedagógica para atingir
com êxito aos objetivos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário