Uma vilã Chamada Matemática
Ensinar
matemática de forma satisfatória, que alcance a todos, sempre foi um desafio
para os professores em todas as épocas, e as operações de multiplicação e
divisão apresentam um impasse para o aprendizado das crianças até os dias de
hoje.
Diante
disso, percebe-se a necessidade
de se trabalhar a matemática de forma lúdica, utilizando de brincadeiras e
jogos para estimular a aprendizagem dos alunos. Primeiro por que é preciso desmistificar
a idéia de "terror" associada à disciplina, resquício de uma educação
tradicional que usa a matématica para punir e reprovar os "fracos"
(os que não se desenpenham bem na disciplina), promover e recompensar os
"bons" (os que têm melhor aproveitamento na disciplina).
A forma como
estamos apresentando a matemática para nossos alunos vem causando fobias,
confesso que no início eu também não me sentia muito confortável em transmitir
esses conceitos matemáticos para meus alunos.
Acho que a fobia começava por mim...
No entanto,
com as formações em que participei e hoje com essa interdisciplinar já me sinto
bem mais a vontade para trabalhar, brincar e desenvolver tais conceitos de
forma mais agradável, leve e divertida também.
E o mais
legal é que não se faz necessário utilizar materiais caros, mas sim podemos
usufruir de tudo que está ao nosso alcance, como sucatas, plantas, restos de
construções etc.
O mais
importante é que estamos tentando e que acredito agora estar no caminho certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário