segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



                                  Por quê trabalhar sobre o negro?
               
             O racismo ainda hoje é uma questão de grande embate na sociedade brasileira, apesar de ter uma população miscigenada não se mostra evidente, mas ocorre sutilmente por estar enraizado na sociedade desde os tempos da escravidão. Vivemos num país onde a herança do preconceito racial é muito presente, apesar de haver certa negação ou omissão do problema. As marcas dessa herança cultural estão muitas vezes implícitas em letras de músicas, na mídia e até mesmo na Literatura Infantil. A maioria das histórias e contos apresentados às crianças ou lidos por elas enfatiza a cultura europeia; podemos exemplificar com os seguintes contos: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, dentre outros. Com isso vemos a falta de preparo das escolas para receber o aluno negro e no dia-a-dia só é ressaltado que não sabemos lidar com essa questão. Mesmo assegurados pelas leis como a 9.459, de 13 de maio de 1997 e a 7.716, de 5 de janeiro de 1989 que fala que é um crime excluir e discriminar qualquer afro descendente, na prática podemos constatar o não cumprimento dessa legislação porque o racismo continua a se manifestar através de xingamentos, chacotas, piadas e ditos populares, tornando clara a discriminação racial em todos os lugares, principalmente na escola.
A necessidade de reescrever a História nas diversas áreas do conhecimento é de extrema importância, principalmente para desmitificar o mito de que o Brasil, por ser um país de grande miscigenação, não tem problemas raciais como sempre se observa por meio de educadores internacionais (CAVALLEIRO, 2001, p. 33)
              É preciso mostrar os aspectos positivos do negro em nossa sociedade, nossas crianças precisam ter conhecimento das contribuições que esses povos trouxeram para nós na área política, econômica e social e para formação de identidade cultural, foram eles que construíram nosso país.

              A escola é um ambiente privilegiado para se iniciar o processo de conhecimento da diversidade cultural brasileira e promoção de respeito a todas as diferenças decorrentes desta pluralidade, uma vez que é um espaço onde convivem crianças de varias etnias, classes sociais, crenças e culturas distintas; podendo direcionar o aprendizado ao respeito mútuo e o convívio democrático com a diferença.

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