Por quê trabalhar sobre o
negro?
O racismo ainda hoje é uma questão
de grande embate na sociedade brasileira, apesar de ter uma população
miscigenada não se mostra evidente, mas ocorre sutilmente por estar enraizado
na sociedade desde os tempos da escravidão. Vivemos num país onde a herança do
preconceito racial é muito presente, apesar de haver certa negação ou omissão
do problema. As marcas dessa herança cultural estão muitas vezes implícitas em
letras de músicas, na mídia e até mesmo na Literatura Infantil. A maioria das
histórias e contos apresentados às crianças ou lidos por elas enfatiza a
cultura europeia; podemos exemplificar com os seguintes contos: Branca de Neve,
Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, dentre outros. Com isso vemos a falta de
preparo das escolas para receber o aluno negro e no dia-a-dia só é ressaltado
que não sabemos lidar com essa questão. Mesmo assegurados pelas leis como a
9.459, de 13 de maio de 1997 e a 7.716, de 5 de janeiro de 1989 que fala que é
um crime excluir e discriminar qualquer afro descendente, na prática podemos
constatar o não cumprimento dessa legislação porque o racismo continua a se
manifestar através de xingamentos, chacotas, piadas e ditos populares, tornando
clara a discriminação racial em todos os lugares, principalmente na escola.
A
necessidade de reescrever a História nas diversas áreas do conhecimento é de
extrema importância, principalmente para desmitificar o mito de que o Brasil,
por ser um país de grande miscigenação, não tem problemas raciais como sempre
se observa por meio de educadores internacionais (CAVALLEIRO, 2001, p. 33)
É preciso mostrar os aspectos
positivos do negro em nossa sociedade, nossas crianças precisam ter
conhecimento das contribuições que esses povos trouxeram para nós na área
política, econômica e social e para formação de identidade cultural, foram eles
que construíram nosso país.
A escola é um ambiente
privilegiado para se iniciar o processo de conhecimento da diversidade cultural
brasileira e promoção de respeito a todas as diferenças decorrentes desta
pluralidade, uma vez que é um espaço onde convivem crianças de varias etnias,
classes sociais, crenças e culturas distintas; podendo direcionar o aprendizado
ao respeito mútuo e o convívio democrático com a diferença.
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