quinta-feira, 19 de janeiro de 2017


            Imagem relacionada

                              

     REVENDO SABERES NA MATEMÁTICA




         O  profissional  da  educação  que  trabalha  nas  séries  iniciais  do  Ensino  Fundamental  deve estar comprometido com o processo de levar às crianças, dentre outras coisas, as primeiras letras, de  despertar  nelas  o  interesse  pelas  descobertas  científicas  e  possibilitar  o  desenvolvimento  do conhecimento lógico-matemático, fundamental para responder aos anseios da sociedade da qual fazem parte e na qual devem também ser capazes de atuar com consciência e competência.
       No  que  se  refere  à  justificativa  da  presença  da  Matemática  na  escola  por  sua  utilidade prática, é possível perceber um reducionismo no que vem a ser a sua aplicação nas situações do dia a dia. Acredita-se, quase sempre, que essa ciência se apresenta no troco do supermercado, na porcentagem de desconto que se consegue com o vendedor na compra de um eletrodoméstico, ou  seja,  em  situações  que  envolvem  apenas  as  operações  fundamentais  como  somar,  subtrair, multiplicar e dividir.
        Trabalho atualmente com alunos do 2º ano, com faixa etária entre 7 e 8 anos, confesso que a cada ano que passa tenho ,modificado minha prática pedagógica no que se refere a ensinar matemática.
      No inicio da minha caminhada como docente era bem complicado ensinar os conceitos matemáticos, pois eu não havia vivenciado esta experiência. Como ensinar o que não domino?
     Praticamente reproduzia  a forma como eu aprendi...no entanto, com a participação em formações compreendi que precisaria mudar minha forma de agir em sala de aula e meus métodos de ensino-aprendizagem.
     Então com essas formações meu olhar iniciou um processo de descontrução de tudo aquilo em que eu acreditava ser o melhor para os meus alunos e na verdade não era. Iniciava-se aí uma nova fase, uma nova professora começaria  a surgir.
      Hoje, ainda estou em construção, mas já consigo colocar na minha sala de aula momentos de investigação, de descobertas, de experimentações.
      No que se refere a matemática, busco iniciar os conteúdos com utilização de diversos matérias, ferramentas...tais como: material concreto, algo que eles possam visualizar, tocar, experimentar, vivenciar; material didática até auxilia em alguns momentos, as ferramentas digitais ainda não consigo desenvolver, pois na minha escola o laboratório é reservado para as séries finais, esses recursos ainda estão precários.
         A aprendizagem da adição e subtração se dá com formação de grupos em sala e ou no pátio, propostas de situações problemas para que juntos todos possam resolver, criar hipóteses e chegar a uma conclusão ou não.

        A matemática ainda é um objeto obscuro em alguns momentos, mas aos poucos iremos desvendar esse enigma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário