
REVENDO SABERES NA MATEMÁTICA
O profissional
da educação que
trabalha nas séries
iniciais do Ensino
Fundamental deve estar
comprometido com o processo de levar às crianças, dentre outras coisas, as primeiras
letras, de despertar nelas
o interesse pelas
descobertas científicas e
possibilitar o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático,
fundamental para responder aos anseios da sociedade da qual fazem parte e na
qual devem também ser capazes de atuar com consciência e competência.
No que
se refere à
justificativa da presença
da Matemática na
escola por sua
utilidade prática, é possível perceber um reducionismo no que vem a ser
a sua aplicação nas situações do dia a dia. Acredita-se, quase sempre, que essa
ciência se apresenta no troco do supermercado, na porcentagem de desconto que
se consegue com o vendedor na compra de um eletrodoméstico, ou seja,
em situações que
envolvem apenas as
operações fundamentais como
somar, subtrair, multiplicar e
dividir.
Trabalho atualmente com alunos do 2º
ano, com faixa etária entre 7 e 8 anos, confesso que a cada ano que passa tenho
,modificado minha prática pedagógica no que se refere a ensinar matemática.
No inicio da minha caminhada como docente
era bem complicado ensinar os conceitos matemáticos, pois eu não havia
vivenciado esta experiência. Como ensinar o que não domino?
Praticamente reproduzia a forma como eu aprendi...no entanto, com a
participação em formações compreendi que precisaria mudar minha forma de agir
em sala de aula e meus métodos de ensino-aprendizagem.
Então com essas formações meu olhar
iniciou um processo de descontrução de tudo aquilo em que eu acreditava ser o
melhor para os meus alunos e na verdade não era. Iniciava-se aí uma nova fase,
uma nova professora começaria a surgir.
Hoje, ainda estou em construção, mas já
consigo colocar na minha sala de aula momentos de investigação, de descobertas,
de experimentações.
No que se refere a matemática, busco
iniciar os conteúdos com utilização de diversos matérias, ferramentas...tais
como: material concreto, algo que eles possam visualizar, tocar, experimentar,
vivenciar; material didática até auxilia em alguns momentos, as ferramentas
digitais ainda não consigo desenvolver, pois na minha escola o laboratório é
reservado para as séries finais, esses recursos ainda estão precários.
A aprendizagem da adição e subtração
se dá com formação de grupos em sala e ou no pátio, propostas de situações
problemas para que juntos todos possam resolver, criar hipóteses e chegar a uma
conclusão ou não.
A matemática ainda é um objeto obscuro
em alguns momentos, mas aos poucos iremos desvendar esse enigma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário