NOÇÃO DE TEMPO
ESCOLA / ALUNO / APRENDIZAGEM
As diferentes formas de perceber, de
pensar, de sentir da criança passam a ser vistas como ausências de saber. Os
caminhos percorridos pelas crianças, na maioria das vezes, desconhecidos para a
escola, não são reconhecidos como passíveis de levar ao aprendizado. O que
termina acontecendo é que as crianças que não acompanham o tempo da escola vão
ficando para trás... [...] Na medida em que a criança não acompanha o “tempo”
da sua turma, que é o “tempo” imposto pela escola, ela é posta de “lado”. A
criança se perde no tempo, deixando de existir para a escola e para a
professora como se o tempo para ela parasse (SAMPAIO, 2002,
p. 186-187).
A escola trabalha com a concepção de aprendizagem
que entende o aprender vinculado ao desempenho cognitivo e habilidades
adquiridas pelos alunos. Desempenhos e habilidades predefinidos pela escola
e/ou pelo sistema educacional considerados universais, devendo ser atingidos em
determinado tempo escolar(SAMPAIO, 2002, p. 188).
Com base no texto apresentado e
relacionando com a prática atual de nossas escolas, o tempo realmente é
fragmentado, hierarquizado e organizado muitas vezes de forma dominadora...o
que em grande parte das situações não condizem com nossa realidade escolar,
pois nossos alunos, assim como nós adultos, temos um tempo único para
aprendizagem, não se aprende todo mundo junto, no mesmo tempo marcado.
Ainda bem que já existe a possiblidade da
alfabetização em três anos, não mais como antigamente. A criança pode se
apropriar do conhecimento com mais flexibilidade, no entanto, isto ainda causa
muito furor no meio educacional, porque
a sociedade também precisa refletir sobre este assunto, cobram, exigem tais
desempenhos de seus filhos.
Quanto ao professor são oferecidos pouco tempo para discutirem, elaborarem, construírem juntos uma proposta, uma idéia
e muitas vezes sujeitas a aprovação de um sistema totalmente dominador. Mas um
dia alcançaremos algo melhor, eu creio.
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